Avançar para o conteúdo principal

Manual de consumo de : Favaios

Nota introdutória
A wikipedia diz-me que é uma freguesia do concelho de Alijó. Terra bonita. Romarias como deve ser. Terra onde se produz o não menos famoso moscatel, de homónimo nome. Uma das suas recentes edições, vem enclausurado num recipiente que é um requinte para os olhos, que quando se abre, se revela um manjar para outros sentidos. Extremamente frutado e meloso , a sua degustacão não deve ser efectuada de ânimo leve. Sorver este néctar santificado pelas respectivas entidades competentes pode at revelar-se uma tarefa titânica.

1) Há que encontrar um local entre 10 a 31ºC, e cuja humidade relativa do ar não seja um transtorno ao pós-prova. Canteiros relvados são uma boa opção.
2) Nem toda a gente nasceu talhada para esta tarefa. Esta é talvez a mais complexa actividade a cargo de todos os iniciantes e experientes desta nobre arte moscatelar. Uns queixam-se que é muito doce. Outros que tem pouco alcoól. Já um sábio inteligente disse "Se não gostas é porque não percebes." . Poucos argumentos há mais fortes do que este. Normalmente, quem profere este tipo de impropérios acaba por levar uma vida triste :-( (sad panda).
3)A mítica arte de retirar o invólucro que protege a prática rolha de enroscar e o seu som caracterí­stico, determinam até que ponto o lí­quido está no seu melhor estado de conservação. Um *Plof* é francamente superior em qualidade a um *Plef*. Cuidado com as imitações boas, já que os originais fracos sãoo cada vez em número mais escasso.


Cumpridos estes requisitos, o que falta é encontrar um exemplar e disfrutar da melhor maneira.


Um pequeno aparte : Lembram-se, no tempo em que fizeram a primeira comunhão e iam à missa todos os domingos, no momento em que o padre sacava do cálice e sorvia o seu conteúdo? Em 90% dos casos, é moscatel, e do bom.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tão bom

Filmes de 2016

1. I am a hero
2. The Martian
3. How to be single
4. Deadpool
5. Jaws
6. Suicide Squad
7. Julieta
8. Doctor Strange
9. Fantastic beasts and where to find them

Estrelinha de ouro para o número 7.

Eu só sei crescer

Sublime. Perfeito.